Roteiro
básico para Plano de Aula

(Cada aula
obedecerá a um plano específico)
1- Plano de Aula:
Data:
|
2- Dados de Identificação:
Escola:
Professor (a):
Disciplina:
Série:
Turma:
Período:
|
3- Tema:
- o tema
específico a ser desenvolvido nesta aula
- conceito
fundamental: referência sucinta de base historiográfica que sustenta o tema
|
4- Objetivos: a
serem alcançados pelos alunos ; objetos da avaliação (item 8);
Objetivo geral:
projeta resultado geral relativo a execução de conteúdos e procedimentos
Objetivos
específicos: especificam resultados esperados
observáveis (geralmente de 3 a 4).
OBS.: começa-se
sempre com verbos indicativos de habilidades como, por exemplo:
ao nível de conhecimento
– associar, comparar, contrastar, definir, descrever, diferenciar,
distinguir, identificar, indicar, listar, nomear, parafrasear, reconhecer,
repetir, redefinir, revisar, mostrar, constatar, sumariar, contar;
ao nível de aplicação –
calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar um exemplo,
ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar, prescrever, registrar,
montar, esboçar, solucionar, traçar, usar;
ao nível de solução de problemas
– advogar, desafiar, escolher, compor, concluir, construir, criar, criticar,
debater, decidir, defender, derivar, desenhar, formular, inferir, julgar,
organizar, propor, ordenar ou classificar, recomendar.
|
5- Desenvolvimento do tema: descrição da abordagem teórica e prática do tema
|
6- Recursos didáticos: (quadro, giz, retro-projetor, etc.) e fontes
histórico-escolares (filme, música, quadrinhos, etc.)
|
7- Avaliação:
pode ser realizada com diferentes propósitos (diagnóstica, formativa e
somativa). Discriminar, com base nos objetivos estabelecidos para a aula:
-
atividades (ex: respostas às
perguntas-problema ao final da aula, discussão de roteiro, compreensão de
gravuras, trabalho com documentos, etc.)
-
critérios adotados para correção das atividades.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário