sexta-feira, 30 de maio de 2014

Roteiro básico para Plano de Aula
 Abelhudo
(Cada aula obedecerá a um plano específico)                      

1- Plano de Aula: Data:
2-  Dados de Identificação:
Escola:
Professor (a):
Disciplina:
Série:
Turma:
Período:

3- Tema:
- o tema específico a ser desenvolvido nesta aula
- conceito fundamental: referência sucinta de base historiográfica que sustenta o tema

4- Objetivos: a serem alcançados pelos alunos ; objetos da avaliação (item 8); 

Objetivo geral: projeta resultado geral relativo a execução de conteúdos e procedimentos

Objetivos específicos: especificam resultados esperados observáveis (geralmente de 3 a 4).
OBS.: começa-se sempre com verbos indicativos de habilidades como, por exemplo:
ao nível de conhecimento – associar, comparar, contrastar, definir, descrever, diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear, parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar, constatar, sumariar, contar;
ao nível de aplicação – calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar, prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar, usar;
ao nível de solução de problemas – advogar, desafiar, escolher, compor, concluir, construir, criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar, desenhar, formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou classificar, recomendar.

5- Desenvolvimento do tema: descrição da abordagem teórica e prática do tema

6- Recursos didáticos: (quadro, giz, retro-projetor, etc.) e fontes histórico-escolares (filme, música, quadrinhos, etc.)

7- Avaliação: pode ser realizada com diferentes propósitos (diagnóstica, formativa e somativa). Discriminar, com base nos objetivos estabelecidos para a aula:
- atividades (ex: respostas às perguntas-problema ao final da aula, discussão de roteiro, compreensão de gravuras, trabalho com documentos, etc.)
- critérios adotados para correção das atividades.


                                                                                                                       By Erika Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário