NÃO FIZ PEDAGOGIA PARA TROCAR FRALDAS
Você já falou essa frase?
Já teve companheiros de trabalho que falaram?
Ah! Tem outra frase pra complementar: "Quem tem que fazer trocas de fraldas é a volante/apoio".
Acontece muito na Educação Infantil, principalmente nos CEIs.
Resolvi fazer essa postagem por conta de experiências pessoais (e muitas).
Muitas vezes, imaginamos que vamos fazer pedagogia e .... PLIM!!!!
Vamos ensinar as crianças a ler e escrever.
Pronto! É isso que um pedagogo faz.
Você pensa assim?
Vamos conversar um pouco e analisar se você precisa rever seus conceitos.
Você já falou essa frase?
Já teve companheiros de trabalho que falaram?
Ah! Tem outra frase pra complementar: "Quem tem que fazer trocas de fraldas é a volante/apoio".
Acontece muito na Educação Infantil, principalmente nos CEIs.
Resolvi fazer essa postagem por conta de experiências pessoais (e muitas).
Muitas vezes, imaginamos que vamos fazer pedagogia e .... PLIM!!!!
Vamos ensinar as crianças a ler e escrever.
Pronto! É isso que um pedagogo faz.
Você pensa assim?
Vamos conversar um pouco e analisar se você precisa rever seus conceitos.
Ensinar é muito mais que ler e aprender
Se decidimos fazer pedagogia, sabemos que podemos trabalhar com crianças de poucos meses de idade no CEI. Por que um bebê está num CEI (Centro de EDUCAÇÃO infantil)?
Ora, ele é um ser humano em desenvolvimento e precisa aprender. E aprender muito!
No convívio familiar e escolar eles estão o tempo todo aprendendo novas coisas sobre as situações que os rodeiam.
Os primeiros aprendizados serão, além de outras coisas, aprender o que é ser cuidado e se cuidar.
Todos nós pedagogos já ouvimos as famosas palavrinhas EDUCAR E CUIDAR.
O que é esse Educar e Cuidar?
O RCN nº 1, pág. 23 diz:
"...as instituições de educação infantil incorporem de maneira integrada as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os profissionais e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores." e
"Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural."
Essas duas características estão profundamente ligadas uma à outra.
Como um professor, pedagogo pretende ensinar sem cuidar?
Se o EDUCAR também é propiciar situações de cuidado, trocar as fraldas não seria então
uma situação de cuidado?
Oque o bebê aprende no momento das trocas de fraldas?
Vamos alistar algumas coisas:
- A criança começa a perceber o que é estar limpo ou sujo e a valorizar ficar limpo;
- Cria uma relação de confiança entre o adulto e a criança;
- Permite um contato mais prolongado e individualizado com a criança;
É possível até incluir na rotina, um projeto institucional bem planejado sobre essa etapa
de necessidade das trocas de fraldas até o desfralde.
Olha só essas duas sugestões maravilhosas da Revista Nova Escola
Essa fase é tão importante e está tão ligada ao nosso fazer pedagógico, que o
RCN nº 2, págs. 58 e 59 tem um tópico só sobre esse assunto.
Olha que sugestão interessantíssima ele nos traz:
"Enquanto executa os procedimentos de troca, é aconselhável que o professor
observe e corresponda aos sorrisos, conversas, gestos e movimentos da criança."
Então cuidar da Troca de Fraldas faz parte do trabalho de educar os bebês no CEI.
Essa fase de poder cuidar desses pequeninos é tão gostosa!
Devemos valorizar muito o privilégio de fazer parte do desenvolvimento deles desde
tão pequeninos.
Fonte:
http://www.lufernandespedagoga.blogspot.com.br/
Se decidimos fazer pedagogia, sabemos que podemos trabalhar com crianças de poucos meses de idade no CEI. Por que um bebê está num CEI (Centro de EDUCAÇÃO infantil)?
Ora, ele é um ser humano em desenvolvimento e precisa aprender. E aprender muito!
No convívio familiar e escolar eles estão o tempo todo aprendendo novas coisas sobre as situações que os rodeiam.
Os primeiros aprendizados serão, além de outras coisas, aprender o que é ser cuidado e se cuidar.
Todos nós pedagogos já ouvimos as famosas palavrinhas EDUCAR E CUIDAR.
O que é esse Educar e Cuidar?
O RCN nº 1, pág. 23 diz:
"...as instituições de educação infantil incorporem de maneira integrada as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os profissionais e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores." e
"Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural."
Essas duas características estão profundamente ligadas uma à outra.
Como um professor, pedagogo pretende ensinar sem cuidar?
Se o EDUCAR também é propiciar situações de cuidado, trocar as fraldas não seria então
uma situação de cuidado?
Oque o bebê aprende no momento das trocas de fraldas?
Vamos alistar algumas coisas:
- A criança começa a perceber o que é estar limpo ou sujo e a valorizar ficar limpo;
- Cria uma relação de confiança entre o adulto e a criança;
- Permite um contato mais prolongado e individualizado com a criança;
É possível até incluir na rotina, um projeto institucional bem planejado sobre essa etapa
de necessidade das trocas de fraldas até o desfralde.
Olha só essas duas sugestões maravilhosas da Revista Nova Escola
Essa fase é tão importante e está tão ligada ao nosso fazer pedagógico, que o
RCN nº 2, págs. 58 e 59 tem um tópico só sobre esse assunto.
Olha que sugestão interessantíssima ele nos traz:
"Enquanto executa os procedimentos de troca, é aconselhável que o professor
observe e corresponda aos sorrisos, conversas, gestos e movimentos da criança."
Então cuidar da Troca de Fraldas faz parte do trabalho de educar os bebês no CEI.
Essa fase de poder cuidar desses pequeninos é tão gostosa!
Devemos valorizar muito o privilégio de fazer parte do desenvolvimento deles desde
tão pequeninos.
Fonte:
http://www.lufernandespedagoga.blogspot.com.br/
Olá. Agradeço por compartilhar a matéria.
ResponderExcluirAcho importante fazermos reflexões que farão diferença em nosso trabalho.
Lu Fernandes Pedagoga