terça-feira, 22 de abril de 2014

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ED. INFANTIL ( 0 À 3 ANOS)

PROFª TANARA      22/04/2014

A LINGUAGEM

A conquista da linguagem é um passo fundamental no desenvolvimento de uma criança. Por meio de palavras e gestos, pode expressar os sentimentos, as ideias e desejos, comunicar-se com o mundo e atuar sobre ele. 
Desde o nascimento as crianças se comunicam por meio de choro, do riso, da emissão de sons e gestos. Dos primeiros balbucios ás primeiras frases, o pequeno passará por múltiplas etapas que levarão a desenvolver sua capacidade de expressão oral.

* DO NASCIMENTO AOS 2 MESES
O bebê se comunica por meio de gestos. O choro é a primeira forma que o bebê usa para alertar a mãe que está com fome, com sono ou dor, ou quando simplesmente quer estar com ela.
Mesmo que os pais se desesperem no inicio, pois acreditam que não podem interpretar qual a verdadeira necessidade de seu filho, pouco a pouco eles aprendem a decodificar os diferentes tipos de choro.

* DOS 2 MESES AOS 4 MESES
Quando os pais falam com ele , o bebê responde o famoso " A a a a ". Os balbucios, gritos e as primeiras vocalizações ( " a a a ", " e e e" ), assinalam o inicio da etapa pré-linguistica. Os pais se entusiasmam e falam com seu filho, o bebê "responde" enquanto eles o escutam com atenção, e quando ele termina de emitir sons os adultos continuam a falar com ele.

* OS 4 MESES
Esta é a etapa dos longos monólogos. O bebê se diverte muito com os sons diferentes que emite, e com a possibilidade de escutar sua própria voz. Com a repetição das vocalizações e das diferentes combinações de sons, ele auto-estimula músculos da fala. Por isso, é importante permitir que o bebê vocalize sempre que tiver vontade.

* DOS 5 AOS 8 MESES
Amplia-se o repertorio de gestos, que constituem o meio de comunicação mais efetivo do bebê do nascimento ao primeiro ano de vida. Além disso, os gestos começam a ter caráter verdadeiramente intencional. Por exemplo, o sorriso, que antes respondia a um mecanismo reflexo para expressar um estado de bem estar ou satisfação, agora é utilizado para fazer graça ao adulto. Os balbucios se tornam mais intencionais e são usados para chamar a atenção. As crianças começam a pronunciar sílabas como " da, da, da" ou " tá, tá, tá " , assim como as primeiras palavras " papai", " mamãe".

* DOS 9 AOS 11 MESES
O amadurecimento dos músculos da fala e da mastigação permite uma vocalização mais articulada. Ao mesmo tempo, a criança adquire a capacidade de imitar e generalizar, e é provável que nesta primeira etapa apareçam as primeiras palavras articuladas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário