SEMINÁRIO: FASES DE MATURAÇÃO DE PIAGET
DISCIPLINA: PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
PROFª SILVANA GONDIM - 30/05/2014
Alunos: Cristina, Profª Silvana. Thiago, Iris, Thalita, Maria Gorety, Flavia, Jaqueline
PLANO DE AULA
Tema: Resgatando a Literatura de Cordel
Fase: 12 anos em diante ( Período : Operações - formais )
Tempo de duração: 1 mês
OBJETIVO:
* Resgatar a literatura de cordel para promover uma reflexão sobre a importância da cultura brasileira
* Aproximar os estudantes da cultura nordestina e reconhecer o valor de produções populares
* Mostrar a riqueza poética da literatura de cordel e sua origem
* Desenvolver nos alunos o gosto pela produção artística e a criatividade
* Incentivar a oralidade e a produção de ilustrações
* Despertar o interesse pela leitura e escrita
METODOLOGIA:
- Pesquisas realizadas pelos educandos relacionadas a origem da literatura de cordel
- Disponibilizar alguns exemplares de cordel para que os alunos se familiarizem com esse tipo de literatura
- Leitura coletiva de cordéis e reflexões sobre o que cada autor expressou em seu cordel
- Usar dicionário para tirar duvidas de palavras desconhecidas. Com os exemplares de cordel, fazer a turma avaliar a quantidade de estrofes e versos, a linguagem , as rimas e a temática.
- Produção de cordéis pelos educandos
- Organização de um sarau para apresentações de cordéis feito pelos educandos
* exemplares de cordel e outros tipos de versificação, quadro branco, pincel, apagador,barbante, pregadores de roupas, papel, lápis, giz de cera, bandejas de isopor, tinta acrilex para artesanato, rolinho, video relacionado a literatura de cordel
AVALIAÇÃO: Participação dos educandos nas aulas, criatividade na elaboração dos cordéis, apresentação das atividades propostas, habilidades nas apresentações do sarau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário