segunda-feira, 2 de junho de 2014

SEMINÁRIO: FASES DE MATURAÇÃO DE PIAGET
DISCIPLINA: PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
PROFª SILVANA GONDIM  -  30/05/2014


Alunos: Cristina, Profª Silvana. Thiago, Iris, Thalita, Maria Gorety, Flavia, Jaqueline





PLANO DE AULA

Tema: Resgatando a Literatura de Cordel
Fase: 12 anos em diante  ( Período : Operações - formais )
Tempo de duração: 1 mês

OBJETIVO:
* Resgatar a literatura de cordel para promover uma reflexão sobre a importância da cultura brasileira
* Aproximar os estudantes da cultura nordestina e reconhecer o valor de produções populares
* Mostrar a riqueza poética da literatura de cordel e sua origem
* Desenvolver nos alunos o gosto pela produção artística e a criatividade  
* Incentivar a oralidade e a produção de ilustrações
* Despertar o interesse pela leitura e escrita

METODOLOGIA:
  • Pesquisas realizadas pelos educandos relacionadas a origem da literatura de cordel
  • Disponibilizar alguns exemplares de cordel para que os alunos se familiarizem com esse tipo de literatura
  • Leitura coletiva de cordéis e reflexões sobre o que cada autor expressou em seu cordel
  • Usar dicionário para tirar duvidas de palavras desconhecidas. Com os exemplares de cordel, fazer a turma avaliar a quantidade de estrofes e versos, a linguagem , as rimas e a temática.
  • Produção de cordéis pelos educandos
  • Organização de um sarau para apresentações de cordéis feito pelos educandos
RECURSOS DIDÁTICOS:
 * exemplares de cordel e outros tipos de versificação, quadro branco, pincel, apagador,barbante, pregadores de roupas, papel, lápis, giz de cera, bandejas de isopor, tinta acrilex para artesanato, rolinho, video relacionado a literatura de cordel

AVALIAÇÃO: Participação dos educandos nas aulas, criatividade na elaboração dos cordéis, apresentação das atividades propostas, habilidades nas apresentações do sarau.













                                     



Nenhum comentário:

Postar um comentário