segunda-feira, 4 de agosto de 2014


Disciplina: Didática
Profª Alvira
AULA 04/08/2014


1. Conceito de Didática
OBJETIVO: Compreender o que é didática é a concepção do que ela representa no campo Educacional.

DIDÁTICA - " ARTE " OU " TÉCNICA " DE ENSINAR


 Pontos tirados :  do Livro DIDÁTICA ( A aula como centro ) - Autor: Marcos Masseto


* Em 1633, Comênio escreveu um livro chamado DIDACTICA MAGNA, no qual definia didática como sendo a arte de ensinar tudo a todos.

* Didática para Vera Mª Ferrão Candau ( educadora da PUC)
" Reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas na prática pedagógica. "
" Reflexão sistemática sobre o processo de ensino-aprendizagem que acontece na escola e na aula, buscando alternativas para os problemas da prática pedagógica."

* A didática é uma reflexão sistemática que acontece na escola e na aula. É o estudo do processo ensino- aprendizagem em sala de aula e de seus resultados. É a busca de alternativas para a prática.

* Entender o aluno como um todo: inteligência; afetividade; padrões de comportamento moral; relacionamento com a família , com o bairro, com a cidade e com o país; desenvolvimento da coordenação motora; capacidades artísticas; comunicação, etc.
O aluno está em continua evolução e fazendo parte da Historia de seu povo, de sua nação;

* A aprendizagem é um processo intencional, isto é, orientado por objetivos a serem alcançados por seus participantes.
Interessa a esse processo que os alunos consigam aprender bem o que se propõe , através da organização de a condições apropriadas.

* A didática pode colaborar . Como ?
- Colocando ao alcance do professor as pesquisas e os conhecimentos produzidos.
- Incentivando os professores a pesquisarem a novidade dos problemas que afetam sua atividade.
- criando oportunidades para os professores trocarem entre si e com especialistas suas experiências, sucessos e fracassos.
- Fazendo com que os alunos se interessem pela matéria e aprendam.

                                                                                           By Erika Melo





Nenhum comentário:

Postar um comentário